Resenha Biof Sica Ausculta

753 palavras 4 páginas
Resenha – Doenças Detectáveis por meio de exame de ausculta (Cardíaca e Pulmonar)

O estetoscópio é um aparelho que auxilia na ausculta pulmonar e cardíaca, levando assim a detecção de doenças. O seu primeiro protótipo foi desenvolvido em 1816, pelo Dr. René Laennec, que para praticar uma melhor avaliação da ausculta na época, sem constranger uma paciente, e conhecendo um pouco de física do som, conseguiu converter uma folha de papel em um cilindro, onde pode encostar uma das partes no peito da moça e a outra parte no seu ouvido. Assim, deu-se início o invento que mais tarde ficou conhecido como estetoscópio.
O estetoscópio desde aquela celebre data já passou por diversas melhorias e, assim, temos, atualmente, um importante meio de ausculta clínica que consegue mostrar diversos sons anormais cardíacos e pulmonares. De acordo com esses sons, podemos detectar várias doenças por meio do exame de ausculta.
Atualmente, o estetoscópio clássico é composto de cinco partes: olivas, binaurais, tubo, campânula e o diafragma.
A ausculta pulmonar é feita nas regiões posterior, anterior e lateral do tórax. A onde sonora vai passar do meio liquido para o meio ósseo. Assim, quando ouve-se as regiões posteriores do tórax, os ruídos pulmonares serão auscultados com mais intensidade.
A ausculta cardíaca, deve-se ser efetuada por um conhecedor das manifestações (mecânica, elétrica, magnética e acústica), assim o ouvido treinado poderá identificar os sinais que transportam a informação do estado de normalidade e anormalidade.
Os sons do coração são melhores escutados em regiões que estão definidas na superfície anterior do tórax. Podemos citar as 5 principais regiões: foco aórtico; foco pulmonar; foco mitral; foco tricúspide; e foco aórtico acessório.
As doenças que podemos identificar por meio de ausculta pulmonar e cardíaca são diversas, entretanto, daremos foco em algumas, entre as quais podemos citar: edema pulmonar, a pneumonia, a

Relacionados