QUEST O DO LIXO NO BRASIL
O primeiro fator a ser discutido são os problemas à saúde humana e ao meio ambiente que o lixo hospitalar pode trazer. Dentre os dejetos gerados pelo sistema de saúde estão seringas,agulhas, comidas servidas a pacientes com doenças infecciosas, entre outros. Os principais riscos são para catadores que fazem coletas em lixões, pois entram em contato com esses dejetos facilitando a contaminação e gerando doenças como AIDS, e diarréia . Quanto ao meio ambiente, o liquido segregado pelo lixo pode afetar os lençóis freáticos, contaminando a água de uma região inteira.
Ainda convém lembrar da contribuição dos domicílios no problema em questão. Produzido nas residências, temos como exemplo restos alimentares, sacolas plásticas, e garrafas descartáveis, que quando acumulados prejudicam principalmente o ambiente entupindo bueiros, contaminando a água, e aumentando a proporção de doenças, pois necessitam de anos para se decomporem.
Levando em consideração esses aspectos, fica evidente que a simples construção de aterros e instalação de lixões não são suficientes para a resolução do problema. É preciso encontrar maneiras menos impactantes e mais eficientes em caráter ambiental e social.A começar pela conscientização da população sobre a coleta seletiva, reciclagem e projetos que buscam diminuir a quantidade de lixo produzido. Além disso o governo deve criar campanhas cujo obejetivo seja a diminuição do acúmulo de lixo, o incentivo ao uso de materiais recicláveis e o descarte adequado de materiais que podem transmitir doenças.