Quest es
1 Descreva os passos para a produção de artefatos de plástico.
O primeiro passo é aquisição de matéria prima, no caso citado o poliestireno.
Essa matéria vem ensacada em forma de grão e em diferentes cores.
Esse poliestireno é pego e colocado nas maquinas injetoras em um tipo de alimentador com forma de um funil.
O molde pode variar de acordo com o que for produzido. A definição do molde também irá influenciar na quantidade a ser produzida, mas o processo de moldura é o mesmo, a matéria prima é aquecida até certo ponto, depois é feito um resfriamento e então a retirada da peça.
Em termos de moldura também podemos falar que as empresas podem fabricar seus próprios moldes o que não demora muito, pois certos pedidos exigem especificações criteriosas, como largura, espessura e dimensões no geral.
2. Dê dois exemplos de "plásticos de engenharia".
Policarbonato (PC): Aplicações muito comuns de policarbonato são os discos compactos (CD's e DVD's)
Acetal: É um material utilizado em aplicações eletro-eletrônica, não absorve umidade após a injeção e alta estabilidade dimensional.
3. Quais são os fatores que tornam o processo de produção de plásticos de engenharia mais complexo que aquele para a produção de peças injetadas comuns?
Aguardar as especificações do cliente se o mesmo não o faz no ato do pedido da peça.
Fabricação dos moldes do produto variando de acordo com o produto. 4. Na empresa acima, o que se pode dizer a respeito dos modelos de PPCP?
Que a empresa deverá se programar em relação á produção de peças comuns, fazendo previsão de demanda, aplicando o modelo de programação MTS, mas pode acontecer de não ocorrer variações no mercado, portanto deve-se atentar e optar, caso seja preciso, atender a demanda focada em encomendas, evitando estoque em excesso.
Em relação à produção de plásticos de engenharia, a mesma deve adquirir a matéria-prima para confecção apenas após a solicitação do cliente, pois não tem como