2 Encontro
REVENDO O 1º ENCONTRO: O estudo da Filosofia do Direito / obrigatoriedade da disciplina no currículo do curso de Direito / importância da matéria / conceito de Filosofia Jurídica.
OS PRÉ-SOCRÁTICOS (SÉC. VII A V A.C.):
Pesquisado por Prof. Janeth Scofield
Os Jónios
Os Efésios
Os Eleatas
Os Pitagóricos Os Atomistas
Tales de Mileto
(624-548 a.C.) "Água" Anaximandro
(611-547 a.C.) "Ápeiron" Anaxímenes
(588-524 a.C.) "Ar" Heraclito de Éfeso
Xenófanes
Parménides
Zenão de Élea
Pitágoras
Timeu
Leucipo
Anaxágoras
Empédocles
Demócrito
Os Pré-Socráticos foram os primeiros Filósofos gregos que viveram entre os séculos VII a V a.C.
Habitaram a cidade de Atenas antes dos sofistas e nomeadamente antes de Sócrates.
Período Naturalista pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza.
Há semelhança de Sócrates conhecem-se apenas notícias e fragmentos das suas obras, que só chegaram até nós porque foram citados ou copiados em obras de Filósofos posteriores.
O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas;
É denominado de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego.
Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V.
Surge e floresce fora da Grécia propriamente dita, nas prósperas colônias gregas da Ásia Menor, do Egeu (Jônia) e da Itália meridional, da Sicília, favorecido sem dúvida na sua obra crítica e especulativa pelas liberdades democráticas e pelo bem-estar econômico.
Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos