Quest Es De Revis O
1. Explique cada um dos estados de um processo.
Não-Submetido: É o processo que ainda não está submetido a CPU, está nas mãos do usuário. Até onde interessa ao sistema ele não existe, porque o usuário ainda não o submeteu. Ele é simplesmente apresentado como sendo o primeiro passo na vida de um processo. O Sistema Operacional, naturalmente, não reconhece esse estado. Exemplo: Um arquivo executável armazenado no HD.
Suspenso: É o processo que já foi submetido, porém permanece suspenso até que o horário ou evento programado ao usuário venha acontecer. Processo suspenso é aquele que esta no aguardo de uma entrada de dados.
Pronto: O processo já foi submetido e está pronto para receber a CPU, porém ainda aguarda o escalonador de processos para ter controle da CPU. Processos que estão esperando I/O não se aplicam a esse estado.
Executando: A execução propriamente dita. O código está sendo processado. Se ocorrer durante a execução uma requisição de I/O, o processo é colocado no estado de espera e outro processo da fila de prontos poderá então concorrer a CPU.
Espera: É o processo que foi colocado na fila de espera de I/O devido ao processador de I/O ser mais lento que a CPU principal. O processo tornaria a CPU mais escrava dele se não houvesse esse estado, pois como ele não está concorrendo à CPU ao executar um I/O pode-se então colocá-lo no estado de espera para que os demais processos do estado pronto possam concorrer a CPU.
Completo: Neste estado temos a finalização do processo.
2. Qual a diferença entre SOs Fortemente Acoplados e SOs Fracamente Acoplados?
Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de I/O sendo gerenciados por apenas um sistema operacional. Em função destas características, os sistemas fortemente acoplados também são conhecidos como multiprocessadores.
Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas