QUEST ES CAP TULO 2
INCLUSÃO ESCOLAR: POR QUÊ?
1- De quem é a responsabilidade pelo fracasso escolar?
R- A escola não se reformula com novas ações, para mudar este fracasso que é a educação precisamos admitir que o problema pode ser da escola. O aluno é sempre avaliado pelo que absorveu do que lhe foi ensinado, porém a escola nunca mudou seus métodos de ensino, o aluno tem que aprender da mesma forma, um não pode ser diferente do outro, assim não muda o quadro caótico. Esse fracasso recai sobre os alunos marginalizados, que não se enquadram na educação formal; cabe a nós como educadores mudarmos nossas posturas para que possamos ter ações positivas e nos reciclar, nos responsabilizarmos pelos excluídos.
2- A escola respeita as diversidades, incluindo à todos sem discriminação?
R- As propostas da inclusão escolar estão longe de serem alcançadas, porque a prática está distante da teoria. Existe um sentimento de bondade, pode representar como superioridade, ou seja de quem tolera pessoas com deficiências. A verdadeira inclusão é uma ação democrática e transgressora, mas capaz de revolucionar uma crise escolar. Para mudar esse quadro é importante aceitar, valorizar as diferenças culturais e manifestações intelectuais, sociais e afetivas para que todos possam ser incluídos.
3- O que é indispensável para os defensores da inclusão escolar?
R- Que ofereçam alternativas que contemplem a diversidade, além de recursos de ensino e equipamentos especializados que atendam a todas as necessidades educacionais dos educandos, com ou sem deficiências, e também que os futuros professores aprendam práticas de ensino adequado às diferenças.
4- O brasil tem leis que respaldam a educação especial?
R- O desrespeito, o entendimento tendencioso da legislação educacional e preconceitos distorcem o sentido da inclusão escolar. A Constituição federal de 1988 respalda a educação escolar de pessoas com deficiência, seus objetivos fundamentais a promoção do bem de todos, sem