Quesnay
Científico:
O elemento científico é tudo o que é expresso em tabelas e dados para representações numéricas.
Para demonstrar o elemento científico o autor utilizou de tabelas e dados, como por exemplo, quando Quesnay utiliza uma tabela para explicar a três diferentes classes e suas respectivas riquezas anuais e o comércio entre elas.
Outro exemplo é quando o autor usou dados numéricos para explicar as informações dessa tabela:
“... Desses 3 bilhões recebidos pela classe produtiva pelos 3 bilhões em produtos vendidos, ela deve aos proprietários 2 bilhões...” (QUESNAY; p.213)
Não-científico
Respostas e análises compreendem o elemento não-científico. Tomamos por exemplo as sete observações feitas no texto, que o autor usa para explicar os dados do quadro econômico.
Tomamos por exemplo a SÉTIMA OBSERVAÇÃO:
“Não falamos da massa de dinheiro amoeadado que circula no comércio de cada de nação e que o vulgo toma como a verdadeira riqueza dos Estados, porque, como se diz, com dinheiro pode-se comprar tudo de que se necessita, mas não se pergunta com o que se pode conseguir dinheiro e, no entanto, essa riqueza não se entrega em troca de nada, ela custa tanto quanto vale a quem compra. É o comércio que a leva às nações que não têm minas de ouro nem de prata; mas essas próprias nações não teriam ouro nem prata se não tivessem com que os pagar. E elas os terão sempre e tanto quanto queiram comprar ou tanto quanto lhes convenha, se tiverem produtos para dar em troca” (QUESNAY; p.224).