Quesitos de uma empresa segundo escola de samba
Comissão de frente
É como a empresa aparece para os outros, funciona como uma forma de apresentação. Desde os porteiros, seguranças, recepcionistas até os funcionários de marketing e vendas, pois eles são os responsáveis pela divulgação, o meio em que existe entre o público-produto.
Bateria
Assemelha-se ao hino, slogan ou marca da empresa. O que motiva os funcionários dia-a-dia a trabalharem mais. Funciona como o coração da empresa, onde os funcionários sentem-se motivados a cantar um hino, ou talvez, gritar um ‘grito de guerra’.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Conhecidos como o “alto escalão” da empresa. São eles os presidentes, chefes, líderes. Aquelas pessoas que estão à frente da empresa, sendo necessário ter bastante conhecimento, experiência no que faz, para que sua empresa seja reconhecida no mercado de trabalho.
Fantasia
Quando os funcionários sentem-se que fazem parte da empresa, eles mesmo são responsáveis pelo seu sucesso e o da mesma. É dar o melhor de si, acreditar no seu potencial, ou melhor dizendo, é ‘vestir a camisa da empresa’.
Conjunto
É pensar na empresa como um todo. Lembrar que um setor depende do outro, e se um está ruim, pode afetar as outras partes. O próprio nome já diz: conjunto, sendo assim, é trabalhar em equipe, fazendo a sua parte e se, algo de errado acontecer em outro setor/departamento, tentar ajudar.
Harmonia
Visto que a empresa funciona como um sistema, todos os funcionários precisam seguir um ritmo, não adianta um pensar nos próprios interesses e seguir um ritmo diferente, que acaba afetando as outras partes. O trabalho precisa ser em conjunto, um ajudando o outro e todos pensando no resultado, o que leva a empresa rumo ao sucesso.
Alegoria e adereços
É o local onde as pessoas trabalham, o ambiente de trabalho delas. Isso precisa ser agradável, incentivador, mostrar aos funcionários que o ambiente de trabalho não é ‘sem graça’ o que acaba