Escola De Samba
Trabalho de Gerenciamento de Projetos
Profº.: Cássia
Aluno: Rodrigo Cesar Trippe Ferrarezi
Curso: Administração – 6° Semestre
O Samba e carnaval.
Carnaval foi comemorado no Brasil e no Rio de Janeiro durante séculos, mas as escolas de samba só foram inauguradas no Rio, no Carnaval de 1920.
No final do século 19, imigrantes da Bahia trouxeram consigo a tradição de jogar candomblé e dançar uma dança baiana derivada de rituais africanos chamado de “Samba”. Nas favelas do centro do Rio, um lugar conhecido como "Pequena África", foi onde se estabeleceu um número de casas religiosas dedicados a cerimônias religiosas, onde eles tocaram e dançaram as formas iniciais de samba.
No entanto religiões africanas eram ilegais em um Brasil predominantemente de costumes católicos. Esta raiz do samba permaneceu invisível para a elite branca por um longo tempo. Porem, cultivada paralelamente ao sistema imposto na época. Hoje é muito diferente. O branco aprendeu a lucrar muito bem com a importação deste costume.
Nos primórdios, os desfiles não ocorriam com tamanha estrutura atual. A escola provém de grandes grupos interessados a desfilar por tal seguimento e ornamentos durante o Carnaval no século 19. Mesmo neste momento eles já tinham incluído; Comissão da velha-guarda, um tema para festejar, carros alegóricos simples e o casal de bandeira do rolamento, os quais são partes essenciais das escolas de samba até hoje.
O primeiro grupo a se intitular como escola de samba, foi um grupo conhecido como Deixa Falar, que veio do bairro do Estácio, na colina acima da Praça Onze, considerada o berço do samba. Eles chamavam a si mesmos de escola de samba, porque eles se encontraram na porta ao lado de uma escola infantil local.
Deixa Falar desfilou pela primeira vez na Praça Onze, em 1929. Para se ter noção de como foi contagiante o movimento, já em 1930, havia cinco escolas desfilando incluindo Mangueira e Vai Como Pode. Mais