quem é quem em vendas
A vendedora questiona a posição auto-crática e áspera na cobrança das vendas mensais de seu supervisor. Expõe também com indignação as ameaças de substituição caso os vendedores não alcancem as expectativas, desse modo, ela pede palavras ara clarear seus pensamentos.
Acatando esta solicitação, Allyson escreve um artido resposta para poder ajudar não só a vendedora, mas sim a todos que dentro de uma organização que sobrevive com vendas.
Inicialmente temos dois pontos de vista, a do vendedor e a do supervisor, ou coordenador. O vendedor tem o dever de atender da melhor maneira possível seus clientes e satisfazer suas necessidades com os produtos ou serviços a venda. Por outro lado, temos o supervisor ou coordenador de vendas a gerência, sendo assim, ele deve extrair de sua equipe os melhores resultados possíveis, pois se isto não acorrer, o primeiro a ser cobrado, ou até mesmo demitido, será o próprio.
Existem diversas maneiras e coordenar uma equipe de vendas, chefiando ou liderando, no primeiro caso, um chefe age de forma autoritária, extremamente racional, e suas decisões são baseadas em suas próprias necessidades, e tem pouca habilidade de lidar com pessoas, tudo isso gera em uma equipe um clima tenso, de desconfiança e repleto de desvantagens para alcançar os melhores resultados.
No segundo caso, temos um coordenador que acima de tudo ``lidera`` sua equipe, tem a capacidade de influenciar seu grupo associando metas de venda com suas realizações pessoais, de um modo geral inspira e entusiasma sua equipe a buscar os melhores resultados.
Pesquisas desenvolvidas pela fundação Dom Cabral, comprovam quantitativamente melhorias dentro das organizações que desenvolvem líderes.
Melhoria do clima 79%
Melhoria da produtividade 87%
Redução de custos 74%