Quem sou como professor aprendiz?
Quem sou como professor aprendiz?
Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, acredito que, cada vez mais, nós educadores temos que buscar novos métodos de ensinar, procurando nos interagir e não ficar para trás no que diz respeito à modernidade e uso das tecnologias.
Frente a uma sociedade em mudanças rápidas e profundas sinto-me obrigada a reaprender a ensinar, ou seja, ensinar de maneira diferente das que ensinamos até agora, isso implica em modificar o que fazemos na sala de aula, organizar ações de pesquisa e comunicação que proporcione ao professor e alunos deferentes ambientes para uma efetiva e contínua aprendizagem.
Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal.
Dessa forma, o ensinar então para o professor, não será mais um simples ensinar, mas um envolver-se com o aluno, numa tarefa de ajudá-lo a melhor aprender. O educador passa a ser medidor da aprendizagem e não mais um mero transmissor e conhecimentos; e o aluno torna-se um ser participativo, construindo seus próprios conhecimentos a partir do seu contexto em evidência, desafios, propostas, levantando questionamentos para esclarecimentos de dúvidas.
Quanto a mim, sempre procuro orientar e preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento, procuro desenvolver um trabalho baseado em conhecimentos atuais; trabalhando o lado afetivo relacionando com valores,buscando a humanização.