quem mecheu no meu queijo
Na história existem quatro personagens que representam partes de nós mesmos: os ratinhos Sniff e Scurry, e os homenzinhos Hem e Haw.
Os ratinhos fazem o melhor que podem para se adaptar as mudanças, pois são simples e não se importam em ter de correr pelo labirinto em busca de novos queijos. Já os homenzinhos, com suas vontades e emoções mais complicadas, acabam por dificultar as coisas e se negam a ir atrás de seus objetivos.
Os ratinhos que tinham seus instintos mais aguçados buscavam pelo queijo que mais gostavam e os homenzinhos, com seus cérebros cheios de informações, buscavam por queijos mais sofisticados, acreditando que era o que iria trazer-lhes felicidade e sucesso.
O labirinto era um lugar fácil para se perder, mas os que encontravam o caminho certo poderiam ter uma vida melhor. Todos usavam quase dos mesmos métodos para encontrar o queijo, correndo de um corredor para o outro, às vezes não encontravam nada, mas outras encontravam o queijo de que precisavam.
Um dia, encontraram no Posto C uma boa quantidade de queijo e logo criaram uma rotina, os quatro pararam ali e só saíam para ir para suas casas, empanturrados de tanto queijo que haviam comido. Não buscavam mais queijo em outros lugares, se acomodaram por saber que ali havia o que queriam e acreditavam que o queijo nunca iria acabar.
Enquanto isso os ratinhos continuavam a sua busca por queijo, correndo de um corredor a outro sem parar até encontrar mais queijo, desde que notaram que a cada dia o queijo diminuía, estavam preparados.
A rotina dos homenzinhos continuava a mesma, até que um dia chegaram ao Posto C e notaram que o queijo havia desaparecido, os ratinhos seguiram pelo labirinto fazendo o mesmo de todos os dias, já Hem e Haw se desesperaram, pois nunca imaginaram que o queijo iria acabar, já que para eles encontrar o queijo era mais do que um alimento, era considerado uma forma de bem-estar, segurança e sucesso.
Os homenzinhos estavam