Quelite actínica
Intervalo Intervalo
Espectral (nm) Características
R-UVC 100 – 280 Completamente absorvida pelo O2 e O3 estratosférico e, portanto, não atinge a superfície terrestre.
R-UVB 280 – 320 Fortemente absorvida pelo O3 estratosférico. É prejudicial à saúde humana, podendo causar queimaduras e, em longo prazo, câncer de pele.
R-UVA 320 – 400 (não-insalubre, conforme Anexo 7 da NR-15) Sofre pouca absorção pelo O3 estratosférico. É importante para sintetizar a vitamina D3 no organismo. Porém, o excesso de exposição pode causar queimaduras e, em longo prazo, causar o envelhecimento precoce.
Fonte: Adaptado de http://satelite.cptec.inpe.br/uv/ Radiações emitidas pelo sol em outros comprimentos de onda podem perfeitamente serem percebidas pelos seres humanos. O infra-vermelho, que representa 11% da energia emitida, e a parte do visível no espectro eletromagnético, representando 44% da energia total, são percebidas através do aquecimento da pele e da visão, respectivamente. No entanto, a radiação ultravioleta não é detectada por nenhum dos sentidos humanos e, por causa disso, torna-se ainda mais importante a conscientização dos efeitos nocivos dessa radiação, por parte dos empregadores e trabalhadores dos setores com atividade à céu aberto. Os trabalhadores que exercem atividades ao ar livre durante parte ou todo o turno de trabalho, tais como os profissionais da pesca, aqüicultura, agricultura, indústria da construção, limpeza pública, entre outros, são expostos (dependendo da nebulosidade) diretamente à radiação solar. A radiação ultravioleta