Queimaduras
Queimaduras
Em todos os momentos, o socorrista deve se lembrar que está prestando socorro a um ser humano.
Ele deverá ser ágil, tranquilo, competente e humano!
Queimaduras
Introdução
A temperatura, calor ou frio, e os contatos com gases, eletricidade, radiação e produtos químicos, podem causar lesões diferenciadas no corpo humano. A temperatura do corpo humano, em um determinado momento, é o resultado de vários agentes que atuam como fatores internos ou externos, aumentando ou reduzindo a temperatura. Estes valores oscilam entre 34,4 e 40ºC.
Segundo as estatísticas, para cada 100 doentes queimados, três (3) morrem em decorrência das queimaduras.
Epidemiologia
As queimaduras são lesões freqüentes em nosso meio. Embora a maior parte delas seja decorrente de pequenos acidentes domésticos, um número considerável de pacientes apresenta lesões de tal gravidade que põem em risco sua vida. Quando se faz uma avaliação das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável.
O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como líquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianças em ambientes perigosos, como cozinha, podem ser considerados como principal causa desta terrível doença que é a queimadura.
- Estima-se que ocorre um milhão de acidentes com queimaduras por ano no Brasil
- 2/3 dos acidentes ocorrem dentro do ambiente domiciliar
- 58% das vítimas são crianças
O uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de maior vulto, principalmente na mão e na face.
Queimaduras
Queimaduras são lesões provocadas pela temperatura, geralmente calor, por contato direto com produtos químicos, radiação, frio, por