Queijo Fresco
O queijo fresco é fabricado à base de leite de vaca, ovelha ou cabra, de textura suave, ideal para entradas e muito utilizado em dietas alimentares.
Este deve ser consumido pouco tempo após a fabricação, pois a frescura deste alimento é essencial já que está sujeito a contaminação. Deve-se ter especial atenção caso seja feito com leite não pasteurizado, visto que esse é o principal veículo de doença em humanos.
Queijo Fresco
Contextualização Histórica
Na Antiguidade, onde se deu a origem do queijo, os povos nómadas nas suas deslocações armazenavam o leite em bolsas feitas com o couro do estômago dos seus animais.
Uma outra versão conta-nos que as populações sedentárias habituaram-se ao consumo de leite fresco e verificaram que este não era consumido a tempo, coagulava naturalmente e ao verificarem que era de agradável paladar, começaram a deixar coagular propositadamente. A posteriori, a massa coagulada foi colocada em formas para que ganhasse um formato específico e, deste modo, iniciou-se uma indústria que viria a ser desenvolvida pelos gregos e romanos e que, na Idade Média, houve uma grande audácia nos conventos europeus.
Com o passar do tempo o consumo generalizou-se e algumas variedades ganharam o estatuto de verdadeiras iguarias.
Fabricação de Queijo
O fabrico do queijo nasceu com a domesticação de animais produtores de leite, havendo, assim, pessoas que obtiveram apartir da ordenha mais leite que o necessário, sendo a sobra surpreendente. Verificou-se que o leite deixou de ser leite e transformou-se em coágulo e em soro.
A coalhada assim obtida, separada do soro, e salgada, constitui o queijo primitivo simples. Desde do queijo mais antigo até aos tipos mais finos a evolução foi lenta, como todo o processo industrial, pois constituem o