trabalhos
Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de processamento geral dos alimentos
3 de Abril 2013
Introdução
O queijo é uma das formas mais antigas para conservar o leite, a formas mais simples para definir o queijo é como um produto fresco ou maturado, feito pela coagulação natural do leite ou pela ação das enzimas específica, e depois separado do soro. É considerado um dos alimentos mais antigos da história, começando a milhares de anos a.C, porém suas descobertas há varias hipóteses quase todas relacionadas com o uso de recipientes de couro ou um recipiente feito de estômago de um animal, onde o leite era guardado e transportado. As enzimas presentes no couro ou no estômago provocaram acidentalmente a coagulação do leite.
O queijo fresco é um queijo que não sobre maturação, resultando diretamente da coagulação do leite após aquecimento e adição de coalho.
O requeijão é um produto lácteo tipicamente brasileiro, que apresenta certa similaridade com os queijos processados, embora seja produzido a partir de massa fresca, diferente dos processados que são produzidos a partir de queijos.
À massa da coalhada são acrescentados creme de leite, água e sal fundente.
Embora sejam dois tipos diferentes de queijo, existe alguma tendência para confundir queijo fresco com requeijão, até porque são substituíveis um pelo outro em diversas receitas.
Queijo fresco
Procedimento:
-Misture bem o leite do dia, o leite em pó e o sal. -Coloque numa panela e aqueça (não deixe ferver).
-Apague o lume e verifique qual é a temperatura, o ideal é que esteja de 35 a 37 graus (pode fazê-lo com um termómetro de cozinha ou, se não tiver, colocar o dedo no leite.
-Se conseguir aguentar durante 10 segundos é porque a temperatura está correcta).
-Nessa altura junte o coalho e mexa bem.
-Espere 1h30 ou 2h, nessa altura o leite já deve estar coalhado.