QUEDA LIVRE
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: QUEDA LIVRE DATA DA AULA: 21/12/2012
INTRODUÇÃO: O movimento de queda foi estudado por Aristóteles que afirmava que se duas pedras caíssem da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rápido, tempos depois veio Galileu Galilei que fazendo o experimento notou que os corpos lançados de uma mesma altura chegam ao mesmo tempo no solo com o ar exercendo grande influencia sobre os corpos de massas diferentes, tornando a queda livre uma particularidade do Movimento Uniformemente Variado(MRUV). Os corpos podem se dizer em queda livre quando estão no vácuo onde a resistência do ar não existe. Considerando g constante de aproximadamente 9,8 m/s². Para resolver os exercícios de queda livre podemos utilizar as seguintes equações:
S = S0 + V0.t + a. t2 / 2 (equação horária dos espaços)
V = V0 + a. t (equação horária da velocidade)
V2 = V02 + 2.a.∆S (equação de Torricelli)
OBJETIVO:
- Reconhecer o Movimento Retilíneo Uniforme, MRU.
- Determinar a velocidade média de um móvel.
- Construir o gráfico posição versus tempo para o MRU, verificar se a relação (1) é satisfeita e obter o valor da velocidade a partir do gráfico.
MATERIAL: Colchão e unidade geradora de fluxo de ar linear Azeheb, carro com haste e suportes: imã e mola, bobina, cabos, chave inversora, cronômetro digital com até 4 intervalos sucessivos, fonte 6/12 VCC.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1- Determine as massas das esferas. Esfera 1 m = 13,6; esfera 2 m = 32,5 g; esfera 3 m = 62,4.
2 -Posicione a esfera 1 na posição x = 0,000 m e coloque os cinco sensores fotoelétricos nas posições y = - 0,130 m,- 0,260 m, - 0,390 m, - 0,520 m e -0,650 m.
3-Usando a função F2 do cronômetro (inicio do contador de tempo, t=0, ao desligar o eletroímã), fazendo assim Y
= 0,000 m como posição inicial, onde t = 0 s, desligue o eletroímã e determine o tempo, t, quando o móvel