Queda livre
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Laboratório de Física I
QUEDA LIVRE
Acadêmicos: Eduardo
Carlos
Fábio
Henrique
Curso: Licenciatura em Física
Catalão, 28 de junho
INTRODUÇÃO
Queda livre é o movimento de subida ou descida que os corpos realizam quando estão nas proximidades da Terra. Desprezando a resistência que o ar exerce sobre o movimento dos corpos, quando estes estão subindo ou descendo, todos os corpos soltos num mesmo local caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam suas massas. Podemos também considerá-los em queda livre onde o corpo tem uma taxa de aceleração constante para baixo, conhecida como aceleração em queda livre ou aceleração gravitacional.
De acordo com o Halliday (2008, v.1, p. 27) seu módulo é representado pela letra g e seu valor varia ligeiramente com a latitude e longitude. No nível do mar em latitudes médias o valor é 9,8 m/s², lembrando que em movimentos reais de queda os objetos normalmente sofrem ação de forças externas como, por exemplo, o ar e podem se afastar do caso ideal.
OBJETIVO
O objetivo desse experimento é determinar a aceleração gravitacional em Catalão, calcular as incertezas de medidas, traçar os gráficos e discutir os valores encontrados.
MATERIAIS
Nesse experimento utilizamos os seguintes materiais:
Timer 4x4 (Phywe) (
Garra Móvel;
Sensor Superior (Phywe);
Sensor Inferior de Prato (Phywe);
Esfera de Aço;
Suporte Metálico;
Trena 05m (Starrelt) (
= 0,001 s);
= 0,5 mm).
MÉTODOS
Para o experimento de queda livre primeiramente se faz a medição da altura que seria colocado o sensor superior, após a medição prendemos a esfera no sensor superior. Liga-se o cronômetro digital que é interligado aos sensores, o tempo é medido a partir do momento que a esfera é solta do sensor superior até o momento em que a esfera atinge no sensor inferior nesse instante o tempo é computado.
Esse processo