Que som voce curte?
Texto Básico: I Coríntios 10:23
Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam
INTRODUÇÃO
Corinto era uma grande cidade, possuía um porto e era o principal centro de comércio. Havia muita idolatria e imoralidade. A igreja em sua maioria era composta de gentios. Paulo estabeleceu esta igreja em sua segunda viagem missionária.
Os cristãos de Corinto em meio a tanta imoralidade e idolatria, sentiam dificuldade de adaptação ao meio em que viviam. O Apóstolo Paulo sempre pregou sobre a liberdade em Cristo, mas o que de fato essa liberdade significava para os coríntios? Eles estavam sedentos por um “manual de receitas” de Paulo informando o que deviam ou não fazer.
Hoje, talvez, sintamos a mesma pressão sofrida pelos coríntios no decorrer dos anos. Por vivermos em uma sociedade corrupta e “moderna”, cada vez mais o mundo tem voz ativa e determina muitos horizontes pra assuntos cristãos, por outro lado, vemos cristãos que, embora entendam que somos cidadãos do céu, vivem como se já estivessem lá, ignorando um pedido de Jesus ao Pai, quando em sua oração sacerdotal Ele diz: “Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal...” João 17:15.
Um destes polêmicos assuntos que entra na igreja “coríntia moderna” é: Crente pode ouvir música secular?, Que tipo de som você curte? Para tentarmos responder a essas perguntas, vamos expor alguns tópicos a seguir.
O QUE É MÚSICA SECULAR ?
Música secular é, em oposição à música cristã (ou ainda à música sacra), a música destituída da temática religiosa. Na mundo ocidental, começou a desenvolver-se no fim da idade média, por consequência do enfraquecimento do poder da Igreja Católica, que outrora influenciava todos os aspectos da vida medieval, incluindo a música.
A música secular na idade média envolvia canções de temas amorosos, satíricos e dramáticos. Percussões, harpas e sopros eram, no início de sua história, os instrumentos mais usados, por serem