Quase deuses
O conflito racial está implícito no filme. A maioria dos negros aceitava a condição subserviente, pois os mesmos consideravam-se inferiores e incapazes, acomodados em uma tradição imposta pelos brancos. Fica bem claro na cena em Vivian sai da frente dos brancos, para que os mesmos passem, ele simplesmente os cumprimenta.
A amizade entre Vivien e o Dr.Blalock sempre foi marcada por uma relação de cumplicidade e desigualdade, Dr. Blalock percebe a inteligência e capacidade de Vivian para desenvolver e ajudar em suas pesquisas experimentais, mas mesmo sabendo da sua vontade de ser médico, o mesmo nunca se propôs a contribuir financeiramente para que Vivien cursasse a universidade de medicina.
Em algumas cenas em que Vivien se rebela contra a passividade do Dr.Blalock diante do não reconhecimento do seu trabalho e remuneração justa, Dr.Blalock faz alguns ensaios de ajuda, porém muito mais movido por egoísmo, do que por perceber que Vivien merecia.
A paixão tanto de Dr.Blalock quanto de Vivian pela medicina é o elo forte nessa parceria, fazendo que o dois entre numa sintonia profissional, o qual nestes momentos tanto para o um quanto para o outro as questões de desigualdades ficavam em segundo plano.
5- O Filme possui um simbolismo que está presente em praticamente em todas as cenas. Em sua opinião qual a cena mais significativa? Explique por que.
Para mim o maior simbolismo é o avental branco que ambos usam, sendo que um médico branco e o outro um negro e sem formação acadêmica, mas com competência para realizar uma cirurgia cardíaca.
A cena mais marcante é quando Vivian é chamado pelo Dr.Blalock para que o mesmo o oriente na condução da cirurgia cardíaca experimental, sendo que a referida técnica, bem como instrumentos foram desenvolvidos por Vivien. Uma bancada de médicos se faz presente para observar a cirurgia cardíaca .