Quase deuses
SINOPSE:
O filme retrata uma realidade bem peculiar, onde duas pessoas de mundos tão diferentes, classe social e raça conseguem fazer uma revolução na área da cirurgia cardíaca, uma época de grande segregação racial onde os negros eram discriminados e em muitas situações não podiam frequentar os mesmos locais dos brancos inclusive em algumas instituições públicas.
HISTÓRIA:
O filme conta a história de dois homens Vivien Thomas, um negro que trabalha em uma carpintaria nos ano 30 que perde seu emprego devido a grande depressão e o Dr Alfred Blalock que trabalhava em um laboratório de cirurgias experimentais e convida Vivien para trabalhar como zelador da instituição onde trabalha.
Os dois passaram muitos anos juntos aprendendo um com o outro Vivien após perder todas suas economias que tinha guardado para fazer a faculdade de medicina, aproveita a situação e começa a estudar todos livros de medicina possíveis e seu conhecimento se expandiu de forma considerável, em 1945 o Dr Alfred assume a presidência do Hospital Jonh Hopikins além da chefia do departamento de cirurgias e Vivien vai ajudar ele no laboratório nas pesquisas é quando que o Dr. Alfred assume a missão de estudar um distúrbio cardíaco chamado o caso do bebe azul, aliado a estas responsabilidades o Dr. Alfred vem sofrendo pressões devida a presença de Vivien por ser negro e não ter estudado medicina.
Inúmeros foram os pedidos para que o Dr. Alfred parasse de pesquisar este distúrbio mas ele e Vivien não desistiram, a solução obtida era uma cirurgia, porém era uma cirurgia no coração órgão que até então se pensava não ser possível realizar um procedimento cirúrgico e após alguma resistência conseguiram provar sua teoria, porém o reconhecimento foi dado todo para o Dr. Alfred pois Vivien além de ser negro não era médico e por muitos considerado como ninguém.
Após esta situação Vivien se afasta do laboratório, mas não consegue ficar muito tempo longe e pede