Quase Deuses
Uma trama baseada em fatos reais,onde vários temas polêmicos são abordados. Vivien Thomas era um homem negro,carpinteiro muito competente,ele foi demitido do seu emprego por dar preferência para pessoas com família para sustentar. Seu sonho era ser médico. Logo após ele consegue um novo emprego,de faxineiro com um importante médico pesquisador. Este medico foi a grande inspiração de vivien para despertar o interesse de estudar todos os livros de medicina que tinha em seu local de trabalho.
A cada dia que se passava Vivien estava surpreendendo cada vez mais o medico,por ser tão esforçado e principalmente por ser negro(que na época era bem duvidoso e o racismo muito em alta). Vivien vira auxiliar desse medico e juntos conseguiram uma cura para o caso do bebê azul.
O médico foi o único que recebeu os méritos devidos por ter salvo muitas vidas,pois Vivien não era formado e nem tinha os conhecimentos suficientes para exercer a profissão de medico,e também pelo preconceito racial,por Vivien ser negro. Somente no final do filme ele consegue ser reconhecido,pois o medico assume não ser o responsável elo método de salvar vidas.
O médico que Vivien era auxiliar usava cães como cobaias para seus experimentos até obter resultados concretos de que sua descoberta funcionaria. Tinha a extrema falta de higiene entre os médicos que até operavam sem luvas.
Vivien Fez descobertas incríveis e ganhou mérito por elas.
Nessa época a ciência estava em sua fase de descobertas cientificas para conseguir melhores avanços, e o preconceito racial era evidente,negros não podiam freqüentar os mesmos lugares que os brancos,nem tinham as mesmas oportunidades de estudos para atingir maiores níveis de conhecimento.
Vivian Thomas mesmo sem muitas oportunidades nem conhecimentos científicos conseguiu revolucionar a medicina,desafiando regras e tradições de uma época continuando firme até o seu objetivo final.
Síndrome do Bebê Azul
A tetralogia de