contabilidade
O sistema do SPED surgiu para poder simplificar o armazenamento de dados e notas fiscais das grandes e pequenas empresas. Antigamente esses dados eram armazenados em livros, livro diário ou livro razão, assim ocupando tempo e espaço do contador.
Hoje em dia com a tecnologia avançada é possível armazenar dados num modo mais seguro e rápido podendo ser armazenado em cds, pen drives e e-mails, sendo mais fácil seu acesso para o contador.
Esse sistema tem uma certificação digital eletrônica, podendo mostrar que tais documentos armazenados no sistema são realmente da sua empresa.
O QUE É SPED?
O SPED Sistema Público de Escrituração Digital foi instituído através do Decreto 6.022/2007.
O SPED é instrumento de grande utilidade que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.
Desta forma, os livros e documentos contábeis e fiscais são emitidos em forma eletrônica. O SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado.
No SPED são utilizados por empresários, sociedade empresária e contabilista que usarão a assinatura digital com certificação digital no padrão ICP-Brasil, também a entrega do documento fiscal eletrônico será via internet pode ser on-line em condições normais ou off-line em caso de contingência. E serve identificar dispositivos legais tanto na esfera comercial como na esfera fiscal para dar suporte jurídico às escriturações fiscal e contábil digital bem como à Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.
O sistema do SPED engloba grandes subprojetos: Escrituração Contábil Digital – ECD;
A Escrituração Contábil Digital, ECD, é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital e