QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA IDENTIDADE DEUMA MULHER NEGRA E SUAS IMPLICAÇÕES
2739 palavras
11 páginas
Universidade do Estado da Bahia – UNEBReconhecida pela portaria ministerial nº 909 de 31–07–95
Departamento de Educação/Campus II – Alagoinhas
Colegiado de Letras
MEIRE JANE BISPO DE OLIVEIRA1
QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA
IDENTIDADE DEUMA MULHER NEGRA E SUAS IMPLICAÇÕES
Alagoinhas
2011
MEIRE JANE BISPO DE OLIVEIRA
QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA IDENTIDADE DEUMA MULHER NEGRA E SUAS IMPLICAÇÕES
Artigo apresentado ao Curso de Estudos Literários Brasileiros: Estudo literário-cultural do negro/oferecido pelo curso de Mestrado em Crítica Cultural da Universidade Estadual da Bahia. Como requisito para obtenção de conclusão de curso. Orientadora professora mestranda Isabel Lima.
Alagoinhas
2011
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade apresentar dentro da literatura definida por seu perfil como negra, a identidade da escritora Maria Carolina de Jesus, a partir de sua obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada e as implicações dessa identidade para a mesma e para aqueles que faziam parte do seu cotidiano e ainda como seus relatos contribuíram na estrutura e (re) descoberta da literatura brasileira e negra.
PALAVRAS-CHAVES: Identidade. Implicações. Literatura. Mulher. Negra
RESUMÉ
Présent article a finalité présenter à l'intérieur de la littérature définie par son profil mange noir, l'identité de l'auteur Maria Carolina de Jésus, à partir de son oeuvre Chambre de Déversement : Quotidien d'une bindoville et les implications de cette identité pour la même et pour ils lesquelles font partie de son quotidien et encore comme leurs histoires ont contribué dans la structure et (poupe) à la découverte de la littérature brésilienne et noire.
INTRODUÇÃO