Quanto vale meu negocio
Muitas são as definições para a palavra preço, mas todos nós sabemos que os preços são gerados pelo processo de mercado e são o centro da economia. Raríssimos são os preços estabelecidos fora da economia de mercado. Preços não podem ser criados como se fossem produtos sintéticos.
Por exemplo, a principal razão para que o preço de um vinho da região da Borgonha seja maior que outro da região da Toscana, não é porque os vinhedos da primeira custam mais caro que os da segunda, mas sim porque as pessoas estão dispostas a pagar mais caro pelos vinhos oriundos da Borgonha do que os da Toscana.
Logo fica claro que o julgamento de valores do consumidor final é quem determina o preço do produto. Um bom exemplo disto é pensarmos em como nós agimos no momento de estabelecer preços de venda ou de compra.
Imagine uma casa como a da figura a seguir e pense que voce vai vender ou comprar este bem .
Figura real da casa que sera objeto de negociação
1. Se vamos VENDER algo que nos pertence, imediatamente nossa logística nos leva a pensar que nosso produto é o melhor do mercado, o mais conservado, totalmente reformado, muito confortável, etc., tudo isso com a finalidade de AUMENTAR o PREÇO de venda se comparado aos demais ofertados pelo mercado, tal qual a da figura-venda a seguir
Figura-venda, a visão de casa do ponto de vista do VENDEDOR
2. Se vamos COMPRAR algo que pertence a terceiros, examinamos o produto que nos oferecem para saber se ele é realmente bom, porém ao expressarmos nossa opinião sempre procuramos mostrar pouco interesse, achamos sempre alguns defeitinhos e damos claros sinais que já vimos outros produtos com características semelhantes, tudo isso com a finalidade de procurar REDUZIR o PREÇO de compra, tal qual a figura-compra a seguir.
Figura-compra, a visão de casa do ponto de vista do COMPRADOR
Para se estabelecer o preço quando a negociação envolver um negocio