Análise de investimentos
Introdução
Como calcular quanto vale uma empresa, ou quanto vale uma parte ou uma ação desta mesma empresa?
Perguntas como estas surgem a toda hora. Mas como chegar a respostas tecnicamente satisfatórias.
Presta atenção a esta história que ocorreu há alguns anos atrás...
Gian Carlo e Csarlos Alberto eram amigos. Mais que isto, eram sócios. Os dois tinham muitas afinidades: cursaram a mesma faculdade, tornaram-se analistas de sistemas, casaram-se mais ou menos na mesma época. Os dois eram ambiciosos e competentes. Em pouco tempo a sociedade prosperou.
Quando a empresa de informática deles chegou aos US$ 20 milhões em caixa, os dois permaneciam muito amigos mas estavam cada dia mais diferentes. Aos trinta e poucos Giancarlo cultivava orgulhosamente uma bela coleção de gravatas. Carlos Alberto, ao contrário, estava cansado daquela rotina de 12 a 14 horas diárias de trabalho.
O meu amigo não queria mais continuar na empresa e propôs que sócio, o Giancarlo comprasse a parte dele por US$ 20 milhões e ficasse com a empresa.
Giancarlo fez uma contraproposta argumentando que não poderia ficar sem capital – pagava 10 milhões e ficava com os ativos – o prédio da empresa – e em um ano pagaria os equipamentos. Carlos por sua vez, também achou a proposta absurda. Lembrou o patrimônio intelectual da empresa, os programas desenvolvidos, os clientes conquistados, argumentos que significavam apenas coisas do passado para Giancarlo.
Quem tinha razão? Foi para tentar resolver o impasse que eles me chamaram. E é sobre isto que estamos falando neste curso.
- Esta situação ocorre todo dia, no Brasil e no mundo. Como calcular quanto vale uma empresa, ou quanto vale uma parte ou uma ação desta mesma empresa?
- Para isto existe um modelo financeiro que serve para a compra e venda, tanto de uma grande siderúrgia, como de um shopping center, de uma loja ou de uma ação. Um método que vale tanto para uma empresa industrial, como comercial