Quando o papa voltar
Igreja de Nossa Senhora das Angústias
Localizada na zona sul da lindíssima cidade da Horta, na maravilhosa Ilha do Faial, Arquipélago do Açores, a bela Igreja de Nossa Senhora das Angustias data do século XIX.
Construída sobre a anterior Ermida de Santa Cruz, que terá sido construída pelos primeiros fundadores, exatamente no local onde foi dada a primeira missa após o desembarque do navio de reconhecimento da ilha, a ermida terá sido provavelmente o primeiro templo da ilha.
Dado a sua degradação, terá sido reedificada por volta de 1675.No início do século XIX dá-se lugar á atual estrutura, num belo estilo Neoclássico, com mais espaço e condições para albergar todos os fiéis.
Igreja São Salvador
A construção do Templo terá sido iniciada em 1860, integrada no Colégio dos Jesuítas, e segundo algumas fontes, pelo desejo do Padre Luís Lopes que, a caminho da ilha de São Miguel foi obrigado, devido a uma intempérie, a passar pela ilha do Faial. As obras de construção da Igreja de São Salvador prolongaram-se alguns anos e, aquando a expulsão dos Jesuítas do território, ainda não estavam terminadas.
Não obstante, esta é uma Igreja rica, com um património de grande valor, destacando-se a profusão de talha dourada, as Capelas de Nossa Senhora da Boa Morte, de São Paulo, de Nossa Senhora e a do Santíssimo, albergando varias relíquias.
Forte de Porto Pim
Situado na belíssima Baía de porto Pim, na freguesia de Angustias, o Forte e a muralha eram parte integrante da linha defensiva da maravilhosa cidade da Horta, e da Ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores.
Também conhecida por Reduto da Patrulha, ou Bombardeira, não se tem certeza da sua época de construção, datando as muralhas ainda hoje visíveis do século XVIII.
O forte funcionaria como sistema defensivo em conjunto com o Forte de São Sebastião da Horta, apresentando uma planta em “L”, de um só piso e cobertura em terraço.
Desconhece-se a história