Quality function deployment (qfd)
O QUE É? Técnica/Modelo para a transformação da “linguagem do mercado” na “linguagem técnica”; Rede de “Objectivos”, “Estratégias” e “Medidas”.
O QUE SIGNIFICA? QFD – Quality Function Deployment; QFD – Desenvolvimento da Função (ou das características da) Qualidade.
QUANDO SE APLICA? Antes de “evento”, i.é, antes de realização da: - Concepção/Projecto; - Desenvolvimento/Modificação/Nova aplicação. Para a melhoria (contínua) da Qualidade.
QUAIS OS OBJECTIVOS? Descobrir e concretizar os desejos dos clientes, considerando a concorrência; Identificar os riscos e as características importantes/criticas; Documentar a análise.
COMO SURGIU? Na indústria: Anos 70 – Mitsubishi Anos 80 – Ford Anos 90 – Grande nº de sectores industriais … Serviços incluindo os públicos
QUEM O ELABORA? Equipas multidisciplinares de especialistas (das diversas áreas) com experiência no assunto em análise e que entendem as necessidades do cliente. Deve incluir um Moderador, podendo ser interno ou externos.
C. Moura
P. 1 de 2
RESUMO – QFD COMO SE CONSTROI UM QFD? Passar do OBJECTIVO: “O que é que os clientes pretendem?” Para as ESTRATÉGIA E MEDIDAS: “Como concretizar as necessidades dos clientes?”
Em 1 + 4 fases:
Fase 0: Necessidades do cliente (Modelo de Kano e técnicas de ocultação de mercado)
Fase 1: Planeamento Conceptual (preenchimento da 1ª Casa da Qualidade – ver exemplo anexo)
Fase 2: Planeamento por Partes
Fase 3: Planeamento do Processo
Fase 4: Planeamento do Procedimento
A GESTÃO E O QFD! Para garantir a eficácia do QFD, a Gestão deve comprometer-se com: O envolvimento de todos no planeamento dos Produtos e Processos; A qualidade como 1º objectivo; A focalização permanente no cliente interno e externo; A melhoria contínua.
C. Moura
P. 2 de 2