Qfd - quality function deployment
(Desdobramento da função de qualidade)
Instrução e conceitos QFD é um método sistemático de projetar a qualidade de um produto ou serviço. Ele traduz as necessidades do cliente em características do produto ou serviço. Porém sua aplicação pode ser muito mais ampla do que essa definição tradicional indica. Seus princípios são tão gerais, que ele pode ter vários tipos de aplicações. Sua origem remonta no movimento da gestão da qualidade total (TQM), que evolui da garantia da qualidade pela inspeção, para a garantia da qualidade pelo controle do processo e cada vez mais a ênfase atual é na garantia da qualidade no desenvolvimento de produtos. E considera-se essa prática um avanço do desenvolvimento de produtos. Quando esta ferramenta é devidamente utilizada, cria um ciclo fechado de melhoria contínuo, como mostrado abaixo:
[pic]
Segundo os principais especialistas, obtém-se como resultados do emprego do QFD:
-uma melhoria contínua da qualidade;
-um aumento da funcionalidade e do valor agregado aos produtos e serviços;
-uma redução dos custos de projeto e fabricação em até 50%;
-uma redução do tempo de desenvolvimento em média de 30%. Com estes resultados a empresa está apta a conseguir melhores posições no mercado, gerando um aumento da produtividade e conseqüentemente da lucratividade. Mas, os benefícios mais importantes trazidos pela utilização do QFD são, sem dúvida, os de caráter organizacional, como o enfoque voltado ao consumidor, a quebra de barreiras interdepartamentais e o incentivo ao desenvolvimento de trabalhos em equipe.
Matrizes O desdobramento das necessidades dos clientes até o estágio de produção é feito através do uso de matrizes de relacionamento e de priorização, duas das novas ferramentas da qualidade. O mecanismo é baseado na comparação de dois grupos de itens para identificar os elementos que se