Qualidades
Martina Kieling Sebold Barros Rolim 2 Thiago Sousa Matias 2 Marcílio Lourenço da Cunha 2 Alexandro Andrade
1,2
Resumo O objetivo deste estudo foi comparar o estilo de vida de adolescentes ativos e sedentários. Trata-se de um estudo descritivo exploratório onde participaram 216 adolescentes de uma escola pública de ensino médio. Utilizou-se como instrumento o Questionário de Auto-avaliação do Estilo de Vida e Auto-eficácia e o Questionário de Atividades Físicas Habituais. Foi utilizada estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontaram que os meninos são significativamente mais ativos que as meninas e que os adolescentes ativos apresentam melhor estilo de vida que os sedentários, tanto entre os meninos (ρ=0,006), quanto entre as meninas (ρ=0,016). Pode-se concluir que um estilo de vida mais positivo esteve relacionado a um maior nível habitual de atividade física. Palavras-chave: Adolescentes. Estilo de Vida. Atividade Física.
Introdução Este trabalho tem como temática o estilo de vida de adolescentes ativos e sedentários. É baseado na idéia de que um estilo de vida saudável associado a hábitos de atividade física entre outros cuidados com a saúde parece estar relacionado à maior qualidade de vida geral, bem estar físico e mental e aumento da produtividade (ANDRADE, 2001).
2
Endereço para correspondência: Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício, Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos – CEFID/UDESC. R: Pascoal Simone, 358 – Coqueiros. – CEP: 88088-350. Florianópolis - Santa Catarina – Brasil.
E-mail: martinarolim@hotmail.com
Trabalha com a idéia que o estilo de vida caracteriza-se pelas escolhas que o indivíduo faz no dia a dia, em sua vida, bem como as oportunidades sociais, é o conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida dos indivíduos (NAHAS, 2003). Nesta perspectiva observa-se na adolescência que muitos dos