Qualidadede de vida
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO E NEGOCIOS EM RECURSOS HUMANOS
RELAÇÕES DE TRABAHO
São Paulo
2012
RELAÇÕES DE TRABAHO
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Recrutamento e Seleção das Faculdades Metropolitanas Unidas do curso de Recursos Humanos como requisito parcial para obtenção de nota de projeto integrado do segundo semestre.
São Paulo
2012
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
Folha de correção de projeto integrado III – 2° Sem/2012
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Turma:
Título do projeto pesquisa: Relações de Trabalho
Observações do professor orientador
Assinatura do professor orientador e data:_____________________/__/__
INTRODUÇÃO
Vejamos a evolução da relação de trabalho e o que muda em relação aos valores do trabalho doméstico que sempre foi pouco valorizado, desde tempos remotos, antes ainda da escravidão e, posteriormente, naquele período, quando as escravas tinham que fazer os serviços domésticos sem qualquer remuneração, eram vítimas dos desejos sexuais de seus senhores, e caso contrariassem seus “donos” eram submetidas também a tratamento desumano, sob torturas físicas e psicológicas.
Em tempos atuais é grande o número de pessoas que trabalham na informalidade, sem ter carteira de trabalho assinada e sem receber muitas vezes a remuneração pecuniária devida ou a recebendo de forma irregular.
Esse tipo de tratamento negativamente diferenciado e a falta de uma legislação protecionista que assegure mais direitos aos empregados domésticos no âmbito trabalhista é a motivação principal desse trabalho.
Não se pretende aqui esgotar o tema, visto se tratar de assunto um tanto recente, e com muitos problemas que ainda estão por vir, apesar dos traços antigos que traz em sua história.
Portanto, visa-se à reunião de informações consistente sobre o empregado doméstico, para que o mesmo sirva como