qualidade
Gestão da Qualidade em Turismo
Trabalho realizado por:
2015, 28 de Julho
Gestão da qualidade dos destinos turísticos
Produto turístico
Produto de interesse para os turistas, podendo consistir em recursos naturais, humanos e institucionais, atividades, transportes, alojamento, alimentação ou produtos típicos.
Produto especifico reduzindo o seu âmbito às empresas fornecedoras e analisar a problemática da qualidade de acordo com uma perspetiva mais abrangente e globalizante. Importa referir que a qualidade está profundamente dependente do esforço e da capacidade de cooperação existente entre as organizações públicas e privadas que, para todos os efeitos, contribuem para a configuração dos produtos
Produto global ou compósito
Destino turístico- resulta da integração, ao nível regional, de toda a realidade oferecida e experimentada pelos turistas. Trata-se de um produto que se assume como o resultado de uma combinação de componentes tangíveis e intangíveis, que ultrapassa a especificidade e os contornos da oferta do sector e que deve ser equacionado em termos de conceção de produto ao nível macro económico. O produto compósito tem uma forte repercussão na imagem que o turista guarda sobre a região. E, na medida em que se assume como um conceito abrangente de prestação e consumo integrados de experiências e de serviços, é visto como sinónimo do conceito de destino turístico.
Qualidade
Forma de estar, de conviver e de atuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.
Qualidade total Excelência conceito abrangente cujo objetivo é a satisfação total do cliente. Refere-se a todos os sectores da empresa e tem como objetivo o seu aperfeiçoamento de uma forma contínua. A qualidade, segundo esta ótica, é mais que a reunião de todos os fatores, conduz de forma controlada e significativa à