Qualidade
É o grau de utilidade esperado ou adquirido de alguma coisa e esta relacionado às percepções ou necessidades de cada individuo.
De acordo com Philip B. Crosby “a gerencia de qualidade é um meio sistemático de garantir que as atividades organizadas aconteçam segundo o planejado” (CROSBY, 1990, p.37.)
Na década de 1970 iniciou-se o período que ficaria conhecido como era da gestão da qualidade total, que incorporou e reinterpretou teorias de outros períodos e passou a ser vista como uma maneira de agregar valor ao produto o tornando diferente da concorrência e não mais uma simples forma de prevenir defeitos e diminuir prejuízos.
Ainda sobre qualidade total pode se citar Falconi Campos que afirma “a empresa é um meio para atingir a satisfação das necessidades de todas as pessoas” (FALCONI CAMPOS, 2004b, p. 109).
Para Falconi os clientes devem se sentir satisfeitos com a compra, os empregados precisam ser bem remunerados e respeitados com oportunidades de crescimento, os acionistas precisam ter garantidos o retorno de seus investimentos e os vizinhos necessitam de respeito e o controle ambiental é uma forma de fazer isso.
Podendo nos basear na implantação da qualidade total, o programa 5S assim chamado por ter sido originado no Japão e seus objetivos serem Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina).
Utilização: separar o necessario do desnecessario
Arumação: Colocar cada coisa em seu lugar, organizando o espaço de trabalho de forma eficaz.
Limpeza: Manter o ambiente de trabalho limpo e cuidado
Normaliza: criar normas claras
Disciplina: incentivar melhoia continua, todos ajudam.
Wikipedia
Livro gestão da qualidade
2ª parte pra incluir no trabalho
A qualidade pode também ser entendida como superação das expectativas, dos clientes e de todos os envolvidos nos processos.
Se enquadrarmos qualidade dentro de produtos, podemos considerar que significaria a ausência de defeitos no produto