Qualidade
Apresentar o impacto da gestão da qualidade total para a melhoria do processo produtivo.
Ao final do estudo desta aula, você deverá ser capaz de: identificar os benefícios da implantação de programas de qualidade para a organização; apresentar os custos relativos à qualidade e permitir que eles sejam usados como indicadores de problemas associados com o gerenciamento pela qualidade total; analisar problemas e propor soluções relacionadas com a qualidade de processos produtivos.
409
INTRODUÇÃO
Nesta aula, vamos abordar o tema qualidade nas organizações. Qualidade não é um tema novo na área de Administração, e ainda é um dos principais assuntos na pauta dos executivos. A busca pela melhoria e pelo aperfeiçoamento contínuo sempre foi um objetivo a ser perseguido nas organizações. O enfoque na qualidade é que evoluiu à medida que as relações sociais e econômicas do homem se tornaram mais complexas.
ORIGEM E EVOLUÇÃO
O Japão, derrotado e arrasado econômica e moralmente após a Segunda Grande Guerra Mundial e sob a intervenção americana, passou a converter sua indústria de bens de guerra para a produção de bens civis. Além disso, houve a chegada de cientistas americanos, que implementaram vários conceitos e teorias, entre eles, o Controle Estatístico da Qualidade (CEQ), um novo enfoque na liderança de gerência e o conceito do envolvimento de todos os funcionários da empresa. Com isso, conseguiram transformar as indústrias japonesas. Paulatinamente, o Japão deixa de produzir produtos de segunda linha, passando a produzir produtos de altíssima qualidade, crescendo economicamente. Os produtos japoneses começaram a incomodar a indústria americana, que percebeu o crescimento da invasão desses produtos no mercado mundial, não só com o menor preço, mas com maior qualidade – vantagens obtidas pela implementação de uma visão de qualidade nos processos e produtos das organizações japonesas. A primeira reação da indústria americana