Semeando leitores
Curso: Supervisão e Inspeção Escolar
Turma: 08/2011
Disciplina: Metodologia de Pesquisa
Cursista: Valéria Oliveira da Silva Gonçalves
Atividade 2 : Definindo um Problema de Pesquisa
Tema: Leitura na Escola: Semeando Leitores na Sala de Aula da escola de Amparo/Distrito de Barra Mansa/RJ para a vida.
Problema de Pesquisa: Quais propostas devem ser consideradas para despertar nos alunos de Amparo/Distrito de Barra Mansa/RJ o gosto pela leitura para a vida?
Justificativa:
Atualmente, a leitura se tornou ferramenta essencial e indispensável à vida em sociedade e vem sido discutida por vários autores e pesquisadores, levando muitos profissionais da educação a frequentarem cursos de capacitação, congressos, palestras e seminários, deixando clara a necessidade de busca pela melhoria e qualidade da formação de leitores. A leitura é muito importante para o crescimento da pessoa, é literalmente a liberdade intelectual, pois quem lê solta a imaginação e quem cria a imagem é o próprio leitor. Desta forma, parece inegável a importância da leitura e de saber ler, para que os cidadãos se integrem plenamente na vida cotidiana, em termos profissionais e de também de lazer.
A Escola constitui-se num ambiente privilegiado para garantir contato com os livros, porém observa-se que, na maioria das escolas, o gosto pela leitura não é estimulado. Pelo contrário, muitas vezes, o roteiro a ser seguido é sempre o mesmo: alguns títulos (geralmente clássicos) são indicados para que os alunos leiam e tornam-se conteúdo avaliado através de questionários interpretativos enfadonhos com uma única resposta correta. Assim, a experiência que deveria ser prazerosa e desafiadora torna-se uma tarefa burocrática e sem graça; os alunos acabam lendo por mera obrigação e quando saem da Escola, não lêem mais, pois não compreendem os benefícios da leitura, mas este quadro precisa e deve ser mudado.
O papel do professor no incentivo ao gosto pela leitura é