qualidade
O processo de qualidade está presente desde os tempos antigos até hoje em dia. Antigamente o controle de qualidade era feito pelo artesão e os produtos que não cumprissem com os termos de qualidade eram descartados, já que o pagamento é dado pela qualidade do produto. A industrialização vem trazer muitas alterações, ao massificar a produção, o que obriga a que sejam introduzidos novas formas de controle, obrigatórias pois o artesão dá origem ao operador, que coadjuvava a máquina na produção. A qualidade é assegurada pela perícia do operário, e pelas inspeções. Com o início do séc. XX, surgem os conceitos de Shewhart genericamente conhecidos por controlo estatístico. A este estatístico se deve também o desenvolvimento da base da carta de controle. A primeira grande guerra mundial acaba por demonstrar na prática o risco do trabalho mal executado, em que as falhas do material militar foi atribuído á produção de itens fora das especificações.
A garantia da qualidade consiste em todas as atividades planejadas e sistemáticas que são implementadas dentro do sistema de qualidade buscando assegurar que o projeto irá satisfazer os padrões relevantes de qualidade.
INTRODUÇÃO
Apesar de normalmente algumas pessoas não pensarem muito sobre qualidade nos produtos e serviços que consumimos diariamente, os processos produtivos passaram por profundas transformações nos últimos 50 anos.
A partir do momento em que os consumidores ficaram mais atentos ao que podem exigir das empresas (seja por regulamentações como as relativas à segurança, ou pelo aumento da competitividade), gerentes e pesquisadores precisaram descobrir novas formas de melhorar os níveis de qualidade.
Eles não apenas conseguiram isso, como o fazem com maior produtividade e até mesmo menores custos. Veremos como isto é possível.
A evolução da qualidade: dos processos aos produtos
O movimento em direção à qualidade começou há