Qualidade
Se tratando da evolução do conceito de qualidade seguem desenvolvimentos do Dr. Daming nessa área:
O Dr. Daming participou de um estudo chamado Hawthorne que avaliava o comportamento organizacional e observou-se que os funcionáios motivados produziam mais e a fonte de se sua motivação tinha a ver com a atenção dada por parte da gestão a esses funcionários e não estímulos financeiros.
Após concluir seu doutorado Deming inflenciado pelo estudo de Bell Shewhart definiu qualidade como sendo conformidade de um produto com espcificações técnicas que lhe foram atribuídas
No início da da II guerra a Universidade se Senford solicitou ao Dr. Daming conselhos sobre como contribuir para o esforço de gerra e ele sugeriu a aplicação de controle estatístico da qualidade à produção de material de gurra e dessa idéia surgiu a American Society for quality control (ASQC) em 1946, porém no período pós guerra a principal preocupação era produzir em grande escala o que superou o entusiasmo com a qualidade.
Em 1947 formou-se no Japão a JUSE (União de Cientistas e Engenheiros Japoneses) grupo que iria ser determinante na adoção dos princípios da qualidade pela indústria japonesa, então Daming foi convidado em 1950 para uma série de seminários sobre o controle estatístico da qualidade destinado a engenheiros e chefes de produção de empresas japonesas, ele aceitou, mas queria que os getores do topo dessas empresas também participacem porque ele sabia a impotância de envolver a gestão e os funcionários da empresa na aplicação dessas técnicas.