qualidade
Parece familiar?
“Profissionais de TI: sobram vagas e faltam candidatos”; “Mais de 200 vagas abertas para profissionais de TI essa semana”, “TI em finanças: profissionais em falta”, “Empresas procuram engenheiros e profissionais de TI”.
Mas, afinal, o que é TI? E o que é um profissional de TI?
E o mais importante: o que a TI influencia em seu trabalho?
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas porrecursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas – estão ligadas às mais diversas áreas – que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo
A TI é uma grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação), introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas.
Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem como de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens earquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a internet). (Wikipedia)
Por outro lado, TI também é definida por alguns como o conjunto dos conhecimentos que se aplicam na utilização da informática envolvendo-a na estratégia da empresa para obter vantagem competitiva.
O profissional de TI
As tarefas de desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais de TI. Por causa de sua amplitude, a área é dividida em várias especializações, tal como acontece com a medicina, por