QUALIDADE
ATIVIDADE 2- IMPLANATAR O SGQ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
Professor:
São Bernardo do Campo – 2013
COLORQUALI
A produção da Colorquali é feita em lotes o que facilita o ajuste da cor e o acerto final das propriedades da tinta. O processo de produção desse tipo de tintas é mais simples do que o usado na produção de tintas base solvente.
EFICÀCIA
Processo de fabricação de tintas látex
Pré-mistura e dispersão - Em um equipamento provido de agitação adequada são misturados: água, aditivos, cargas e pigmento (dióxido de titânio)
A dispersão é feita em seqüência no mesmo equipamento.
Completagem - Esta etapa é feita em um tanque provido de agitação adequada onde são adicionados água, emulsão, aditivos, coalescentes e o produto da dispersão.
Nesta etapa são feitos o acerto da cor e as correções necessárias para que se obtenham as características especificadas da tinta.
Filtração e envase - Estas etapas ocorrem simultaneamente. A produção de tintas base água surge como alternativa para a redução de COV. Sua maior aplicação é no ramo imobiliário, predominando as tintas látex. As etapas de fabricação são basicamente as mesmas da base solvente. As diferenças resumem-se a ordem de adição dos componentes da tinta.
A Colorquali tem como meta ao dia alcançar uma produção de 8 lotes de tintas látex seguindo o controle de qualidade, para atender sua demanda e não deixar seus clientes insatisfeitos, pois bem nos conseguimos produzir os 8 lotes conforme o programado, mas descobrimos na hora da inspeção final que 1 dos lotes não esta seguindo o padrão de qualidade necessário. O que significa que o operador não foi eficaz ao realizar o programado mesmo sabendo as condições e os procedimentos corretos.
EFICIÊNCIA
Produção de vernizes
O verniz é uma dispersão coloidal não pigmentada, ou solução de resinas sintéticas/ naturais em óleos dissolvidos em