processos decisórios
Trabalho individual
A Evolução do Processo Decisório
Professora:
23/03/2014
As decisões na antiguidade eram baseadas nas divindades, onde se considerava que as informações eram ditas sabias e com fundamentos corretos, pois era o única forma de informação disponível onde muitas vezes as decisões já eram recebida e a decisão já era tomada. Atualmente a religião faz este papel e influência grande parte da população.
A constante evolução dos sistemas decisórios até o sistema atual foi grande, pois inicialmente tínhamos uma única pessoa com poder decisório com diversas pessoa abaixo que somente deveriam acatar o que fosse definido, porém com o fim da escravatura as pessoas passaram a ajudar nas decisões, foi onde entrou a psicologia social nas empresa, para se fazer a captação e a manipulação das pessoas, conseguindo assim uma boa produtividade e conseqüentemente aumentando os lucros da empresa.
Existe algumas etapas no processo decisório, que normalmente utilizamos em todas as situações tais como: analise e identificação da situação, desenvolvimento de alternativas, comparação entre as alternativas, classificação dos riscos de cada alternativa, escolher a melhor alternativa e por fim a execução e avaliação da decisão.
Hoje as informações são avaliadas e acatadas tendo em vista a cultura da pessoas que se é enviado as informações, pois dependendo da cultura que a pessoa tem as decisões podem tomar um rumo diferente de uma pessoa que tenha mais cultura e maiores informações sobre o ambiente.
As empresas sofrem com este problema, pois normalmente a informação que precisa ser encaminhada a todas as pessoas, nem sempre são absorvidas da forma correta, pois cada individuo pode acabar pensando da forma que ele achou correto. Por isso que ocorrem divergências na comunicação, pois a forma de entendimento varia conforme a cultura e educação que a pessoa teve.
Nas empresas, devido ao crescimento da