Qualidade
O conceito de que a qualidade é importante surge em 1970, com o renascimento da indústria japonesa que, seguindo os preceitos do consultor americano W. E DEMING, faz da qualidade uma arma para a vantagem competitiva.
Esse aspecto se torna tão importante que já em 1980 os fabricantes de veículos japoneses, antes vistos com pouco caso pelos fabricantes americanos, se torna extremamente competitivo no mercado, criando dificuldades de venda para veículos dos demais fabricantes mundiais.
Um excelente projeto e um alto e consistente nível de qualidade, aliados a preços competitivos e a condições de bons serviços pós-venda fizeram com que os japoneses conquistassem falia expressiva de diferentes mercados de produtos. Nos dias atuais, a qualidade está no conceito de o gerenciamento das empresas, pois não há como sobreviver no mercado sem qualidade.
A DEFINIÇÃO E EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
Qualidade existe desde que o mundo é mundo. Ao longo da história o homem sempre procurou o que mais se adequasse às suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual, social ou espiritual. A relação cliente-fornecedor sempre se manifestou dentro das famílias, entre amigos, nas organizações de trabalho, nas escolas e na sociedade em geral.
No final do 2º. Milênio vivemos o cenário da busca da Qualidade Total nas empresas como fator de sobrevivência e competitividade. Hoje, nos primeiros passos do 3º. Milênio, para melhor compreender a evolução do conceito Qualidade é importante analisarmos "de onde viemos", a fim de entendermos "onde estamos", para então sabermos, "para onde estamos indo" na trilha de evolução da Qualidade no mundo. Neste sentido, a arte de se obter qualidade experimentou uma grande evolução no século XX, partindo da mera inspeção de produtos acabados à visão estratégica de negócios.
Esta evolução pode ser analisada conforme seu contexto no Ocidente, no Japão e no mundo como um todo.
A Evolução da