qualidade
Ácido clorídrico (HCl) - Foi descoberto no século XV e sua produção industrial se iniciou na Inglaterra. O ácido Clorídrico puro (cloridreto) é um gás incolor, super tóxico, não inflamável e corrosivo. Sua solução aquosa é chamada de ácido clorídrico, o ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de Ácido muriático. É utilizado para a limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens, como por exemplo, em construções civis, onde é usado para remover respingos de cal em azulejos e pisos.. É encontrado no suco gástrico, produzido pelas células parietais, responsável pela acidez estomacal.
É um reagente muito usado na indústria e no laboratório; É usado na limpeza de pisos após a caiação das paredes (cal hidratada Ca(OH)2 ), para remover os respingos de cal;
HCl(aq) + Ca(OH)2(s) → CaCl2 (aq) + 2 H2O
As suas classificações químicas, são: hidrácido, volátil monoácido e forte (α = 92,5%). É usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais.
Ácido fluorídrico (HF) - É venenoso e possui concentração máxima permitida de 2 mg/m3 de ar. Possui peculiaridade de corroer o vidro, desta forma, deve ser armazenado em frascos de polietileno, sendo um ácido utilizado para a realização de gravações em cristais e vidros, como por exemplo, a numeração existente na parte inferior dos vidros dos carros, o qual é gravado com o auxílio deste ácido. As suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e semi-forte (α =8,5%).
Ácido cianídrico (HCN) - O HCN é o gás de ação venenosa mais rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg por litro de ar é imediatamente mortal; É o gás usado nos estados americanos do Norte que adotam a pena de morte por câmara de gás; sendo que por curiosidade, a primeira vítima foi seu descobridor, Carl Wilhelm Scheele, que deixou cair um vidro contendo a solução. É utilizado também na fabricação de plásticos, cianetos, corantes e