GESTÃO DE PROJETOS
1 - O que diferencia projetos de outros esforços?
R: O projeto é um trabalho focado, direcionado, e planejado.
É de caráter temporário e implica clareza do início ao fim das atividades.
As organizações que se baseiam em projetos investem em treinamento e capacitação das equipes, enquanto as que não trabalham em cima de projetos tem pouco investimento nessa área; Com isso precisam de consultorias para gerenciar os projetos enquanto as que têm um maior investimento em treinamentos necessitam dessas consultorias apenas em casos mais complexos. O projeto cumpre seu objetivo e serve para elaborar algo único, não e repetitivo e é caracterizado por algo logico e claro diferente de outras ações que são rotineiras.
2 - Quais as características tornam um projeto único?
R: É algo novo para as pessoas que vão realizar, não faz parte da rotina da empresa. São atividades encadeadas logicamente de modo a permitir o acompanhamento e controle precisos durante a execução.
Os projetos tem um tempo determinado, inicio, meio e fim.
É imprescindível saber qual o objetivo do projeto para evitar o fracasso.
Todo projeto por mais que tenha auxilio de ferramentas como equipamentos modernos e outros o homem continua sendo o executor principal.
3 - Por que com uma série de benefícios visíveis, a maioria dos projetos ainda não pode ser considerada como bem sucedidos?
R: Por apresentar falhas decorrentes que não são inseridas nos projetos como:
Mudança na estrutura da organização, riscos no meio ambiente, mudanças de tecnologias, evolução nos preços e prazos, complexidade no projeto, e falhas gerencias, como: metas e objetivos mal estabelecidos ou não compreendidos, mais atividades que tempo para realiza-las, estimativa incompatível com o projeto, falta de conhecimento de pessoal, equipamentos e materiais, falta de padrões estabelecidos de trabalho, fala de um responsável pelo projeto, tudo isso pode levar o projeto ao fracasso.
4 – Como a organização