Qualidade
De acordo com o Dicionário Michaelis, a palavra “qualidade” deriva do latim qualitate e significa atributo, condição natural ou propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais. A palavra também pode expressar o grau de perfeição, precisão ou conformidade a certo padrão. A partir dessa definição pode-se afirmar que, aplicada ao ambiente organizacional, a qualidade é um dos atributos de um produto ou serviço para atender e satisfazer as necessidades dos clientes, tornando a empresa competitiva no mercado. Qualidade é um processo inesgotável pela excelência no qual é difícil de atingir, também uma busca contínua e permanente de melhoria para garantir a manutenção dos níveis alcançados.
2. Evolução
Desde os primórdios da civilização o conceito de qualidade vem sendo aprofundado, tendo uma abrangência ampliada e com transformações cada vez mais rápidas.
3. Fatos históricos
Os fatos históricos são fatores determinantes para a evolução do conceito de qualidade. A partir da Idade Média, as contribuições foram os avanços na arquitetura , na construção de castelos e igrejas; instrumentos de navegação; instrumentos de defesa como armas de fogo; início da indústria têxtil e das universidades. Moinhos de vento, barragens e diques começaram a ser utilizados nessa fase. Outros fatos importantes foram a queda do Feudalismo e fortalecimento da Monarquia. Também foi criado as Corporações de Ofício em que os artesões se reuniam para garantir a qualidade e preço de vendas de dos produtos. A Idade Moderna é conhecida como Revolução Comercial dando condições básicas para a Revolução Industrial ( barco a vapor, locomotiva, uso do aço, a energia elétrica, telefone, rádio, automóvel dirigíeis aéreos, dentre outras inovações e descobertas) e a consolidação do capitalismo e do estabelecimento da classe operária e de capitalistas. A Idade Contemporânea se estende até os dias atuais trazendo grandes