Qualidade
MBA em Gestão de Recursos Humanos
Psicologia do Trabalho e diferenças individuais
Trabalho de Conclusão de Módulo Profa. Elaine Cristina Barbato Andrade
Alunos:
Alessandra Anjos
14.601 Natalia Ramos Hungaro
15.519 Paulo Sergio Ribeiro
14.600 Sandra Edina Soares Marques
São Caetano do Sul
Junho/2011
SUMÁRIO
1.0 Introdução 3
2.0 Metodologia 4
3.0 Empresa 4
3.1 Caracterização da Organização 4
3.2 Missão 5
3.3 Visão 5
3.4 Valores 5
3.5 Histórico 6
3.6 Organograma 9
4.0 Estrutura Organizacional 9
5.0 Estrutura de RH 10
1.0 INTRODUÇÃO
Num universo extremamente competitivo, que é o de negócios, onde há uma constante disputa entre organizações por novos produtos, melhores tecnologias, melhor atendimento das necessidades do cliente, enfim espaço de mercado, é percebido o grande responsável por todas estas ações o ser humano.
É ele quem cria novos produtos, desenvolve melhores tecnologias, atende o cliente. Sem ele as organizações são somente espaços não preenchidos, sem produtividade.
As relações humanas dentro das empresas evoluiram em conjunto com as teorias de administração e, no momento que o homem passa a ser indispensável no mundo dos negócios, não só como mão-de-obra física, mas sim intelectual.
De que forma a psicologia do Trabalho pode auxiliar o RH, respeitando a diversidade, a criar ferramentas e fazer a diferença na Empresa?
A psicologia do trabalho poderá apoiar na construção de ferramentas de RH já que tem como principal contribuição entender o comportamento das pessoas e suas modificações. Uma vez que todas as ações de RH são de alguma forma voltadas para modificar, seja reforçando ou reprimindo comportamentos, o entendimento dos fatores que interferem no comportamento no trabalho, sejam eles culturais, religiosos, personalidade ou respostas a estímulos a psicologia do trabalho é peça chave para o sucesso