qualidade
QUALIDADE DE VIDA DOS EMPREGADOS x LUCRO: HÁ COERÊNCIA?
José Arimatés de Oliveira (1)
Qualidade de Vida - Nunca se falou ou se escreveu tanto sobre Qualidade de Vida como nos últimos anos. O termo está na pena dos jornalistas, na aula dos professores, no sermão dos religiosos, na crônica dos intelectuais, no verso dos poetas, na portaria do burocrata, no discurso dos gerentes e principalmente na promessa dos políticos. Mas isto não tem sido motivo para se afirmar que a Qualidade de Vida das pessoas tenha melhorado. Na realidade, em vários aspectos tem havido uma degradação.
Qualidade de Vida no Trabalho - Um dos aspectos da Qualidade de Vida que merece mais atenção é a Qualidade de Vida no Trabalho. É na chamada atividade laboral que o ser humano passa um terço de seu dia e os melhores e mais produtivos anos de sua vida. Quando o tempo passado no trabalho é vivido de forma digna, o homem se sente feliz e transmite esse sentimento para os que lhe cercam, formando uma verdadeira rede de felicidade. Essa teia se inicia com a família, que se beneficia com sua satisfação, pois o cônjuge retransmite para as pessoas de seu ciclo de amizade, os filhos por sua vez, irradiam para seus amigos, colegas e professores, que se sentem contagiados, estendendo assim infinitamente a rede.
Para se conseguir Qualidade de Vida no Trabalho é conveniente que a organização, seja ela pública ou privada, compreenda que há uma necessidade de promover a valorização dos colaboradores, proporcionando-lhes condições adequadas e dignas para trabalhar. Há altas probabilidades de que os mesmos sejam estimulados e se tornem motivados a realizar suas atividades com maior empenho, o que, sem dúvida, será transformado em satisfação do cliente.
Uma Nova Lógica nos Negócios - De forma prática, pode-se propor aqui, uma mudança de