Qualidade
DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA ISO 9001:2000:
Um estudo de caso no Engarrafamento São Braz
GERISVAL ALVES PESSOA
KARINA FERREIRA PEREIRA E
ANA LOURDES SILVA DE ARAÚJO
RESUMO
Apresenta o processo de certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 9001:2000 buscando identificar as vantagens proporcionadas por este processo, implantado na empresa do ramo de bebidas Engarrafamento São Braz. O trabalho está estruturado como um estudo de caso, e sua metodologia desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, a qual fornece uma breve descrição conceitual da qualidade, da norma ISO e da certificação; e ainda de uma pesquisa de campo, na qual foi utilizado um questionário como principal elemento investigativo, aplicado a membros da diretoria e aos colaboradores dos diversos setores da empresa. As principais vantagens identificadas após o processo de implantação e certificação da ISO 9001:2000 foram a padronização das atividades, melhor definição e documentação dos processos, melhor controle e a definição das responsabilidades dentro da empresa, tendo como resultado imediato a melhoria da qualidade do processo.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade, ISO 9001:2000, Certificação, Cultura da Qualidade.
1. INTRODUÇÃO
A busca por certificações de sistemas de qualidade faz parte dos investimentos de empresas que procuram as melhores práticas do mercado. Atualmente, empresas certificadas são consideradas possuidoras de um diferencial competitivo diante da concorrência (ROTH, 1998).
A norma ISO 9001:2000, um dos mais difundidos modelos de sistema de gestão de qualidade, tem sido usada por muitas empresas em todo o mundo como base para certificação. A adoção desta norma dá-se por ser esta um sistema de gestão da qualidade voltado para conquistar e conservar clientes, e também porque se faz necessário que clientes e fornecedores, a nível mundial, usem o mesmo vocabulário no que diz