Qualidade
WILLIAM EDWARDS DEMING – (1900 – 1993)
Nascido em Iowa, este americano físico-matemático, apaixonou-se pela estatística e acabou sendo um dos mentores da ascenção japonesa no pós guerra.
É amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos EUA durante a II Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão, onde a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (por meio de mercados globais)através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.
Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. É considerado o estrangeiro que gerou maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX, onde a qualidade acabou despontado como grande fator de vantagem competitiva chegando a promover uma nova ordem econômica no mundo.
* Os 14 pontos da Gestão de Deming
1 - Criar constância de propósito no sentido de melhoria do produto e serviço, afim de tornar-se competitivo, permanecer no negócio e oferecer empregos.
2 – Adotar uma nova filosofia. Vivemos em uma nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação.
3 – Acabar com a dependência de inspeção para atingir a qualidade. Abandonar a postura corretiva assumindo a preventiva, afinal o que deve ser controlado é o processo e não o produto.
4 – Acabar com a prática de negociar tendo como base a etiqueta de preço. Ao invés disso, minimize o custo total. Mude para um único fornecedor para um certo item, numa relação de lealdade e confiança no longo prazo.
5 – Aperfeiçoar constantemente todo o processo de qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir os custos.
6 – Fornecer treinamento no