Mily
O filme Caramuru é uma produção bem humorada, com o cenário da época de descobrimento do Brasil.
Diogo Álvares é um jovem que envolve-se em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme que é o cartógrafo do rei para ilustrar o documento, mas acaba sendo jogo de uma sedutora senhora chamada Isabele que é uma francesa que só busca riqueza. Isabele rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e uma bela índia, que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical. Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.
FILME "CARAMURU-A INVENÇÃO DO BRASIL" CRITICA.
O filme “CARAMURU-A INVENÇÃO DO BRASIL”, mostra uma visão da História das Navegações usando como recurso de entretenimento, o riso, deixando de uma forma mais leve e divertida para assistir.
No quesito das diversidade culturais mostradas no filme é sobre o choque cultural que vive o protagonista Diogo Álvares Correia-“Caramuru”, levando um susto quando Moema a irmã de Paraguaçu, tenta dar em cima dele e ele faz de tudo para resistir a tentação e explica que no seu pais de origem, Portugal, pelas leis cristas, a prática de um incesto é proibida, e não sabia ele que nessa comunidade indígena que ele vive a vida cultural local é muito diferente, pois Paraguaçu lhe explica que ali é permitida a prática da poligamia, e o mais curioso, é quando na hora em que Paraguaçu pede para Diogo liberá-la para outro homem, Diogo não permite, e Paraguaçu lhe explica que ali isso é permitido o homem liberar a mulher para outro homem, o mesmo choque acontece quando Diogo leva Paraguaçu