Qualidade
Análise da atividade produtiva em uma empresa metalúrgica o gargalo na fabricação das escadas
Claudete Fogliato Ribeiro (UFSM) claufr@terra.com.br
Adriane Guarienti (UFSM) adrig.sm@terra.com.br
Márcia Trojan Poll (UFSM) márcia@mor.com.br
Prof. João Hélvio (UFSM) jholive@terra.com.br
RESUMO
O presente estudo tem como principal objetivo apresentar uma proposta de melhoria associado ao processo produtivo das escadas de aço e alumínio produzidas em uma empresa metalúrgica, focando a redução e até mesmo a eliminação do processo de gargalo existente.
Durante o trabalho, realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e exploratória, para aprofundar o conhecimento sobre o assunto, sendo que para o levantamento dos dados, utilizou-se da observação e análise no setor de produção da empresa, bem como entrevistas ao gerente de produção, que serviram de suporte para se chegar aos resultados obtidos. Concluiu-se na análise que a melhor alternativa de melhoria é fazer furação com duas furadeiras ou automatizar processo. Mas cabe direção da empresa um estudo mais profundo, de ordem econômica e operacional, para obter e tomar a melhor decisão sobre o mesmo. Além de atingir o objetivo proposto o referido estudo proporcionou o confronto da teoria com a prática organizacional, um aspecto de suma importância para o aprendizado na vida acadêmica.
Palavras-chave: Produção; Gargalo; Alternativa de Melhoria.
1 Introdução
A competitividade das empresas na atualidade está associada à habilidade de gerar valor ao cliente através de uma relação custo-qualidade-tempo. O macro e microfluxo de produção são, nas empresas manufatureiras, vital para a conquista de vantagens sustentáveis, uma vez que grande parte dos custos são incorridos neste processo. Sabedores disto, os gestores e estudiosos têm procurado descobrir meios que proporcionem reais retornos ao processo produtivo em sua